31 maio 2009

Maratona de BTT em Penafiel

Estava eu no meu passeio matinal de bicicleta, em preparação para as minhas próximas férias nos Alpes, quando vejo um grande ajuntamento de BTTs. Era a 1ª Maratona de BTT de Penafiel. Por 10 euros poderia participar no percurso de 35Km que não sabia muito bem por onde andava nem quanto tempo demorava. Como não tinha dinheiro comigo limitei-me apenas segui o pelotão e infiltrei-me na corrida.


Cedo comecei a ultrapassar os mais gordinhos, depois os mais velhinhos e também os mais novinhos. Piquei-me com um dos poucos que me ultrapassou nesta fase inicial e fiz cerca de metade do percurso sempre atrás dele, até ao 1º posto de abastecimento. Aí optei por uma "refeição ligeira" e segui caminho o mais rápido possível, ganhando bastante tempo a mais de uma dezena de participantes. Ainda voltei a ser ultrapassado pelo mesmo corredor, seguindo novamente na roda dele, mas numa das subidas seguintes foi-se abaixo e ultrapassei-o novamente para nunca mais o ver...

Altimetria, bem durinha, do nosso percurso: desnível acumulado > 1500m

Como podem ver na parte final tinha uma enorme descida e uma subidinha final "a matar". Eu fui abaixo fisicamente cerca do quilómetro 32... ali naquelas 3 subidas finais, fazendo a mega-descida já sem fôlego mas sempre na roda dos mais rápidos. Naqueles 100m de desnível finais desmontei a bicicleta, empurrando-a vagarosamente subida acima, sendo ultrapassado por alguns dos mais directos "adversários", incluindo o meu amigo do picanço...

Olha ali um gajo de t-shirt laranja, sem número identificador!

Resultado final, cheguei no grupo da malta que fez 2h47m... lá para o 50º lugar, de 106 no total. Nada mau para o único participante que não estava equipado a rigor, que fez a prova com uma bicicleta com luzes traseiras, um assento mega confortável para o meu pai não aleijar o rabo e, mais importante, principalmente nas descidas, a campainha :)

Sem comentários: