02 dezembro 2006

E voces vão para...

E se colocassemos o nosso destino nas mãos de alguém? Foi o que fizeram 188 jovens ao assinar um contracto de estágio internacional, promovido pelo ICEP que fica com essa responsabilidade e parece que o fazem com muito gosto. Pelo menos aprenderam a fazê-lo.

A noite dos Óscares, como é conhecida a noite em que todos ficam a saber onde vão passar os próximos meses das suas vidas, é precedida de uma enorme ansiedade e é organizada para manter o suspense até ao fim.

Imaginem o que é chamar pelo nome de cerca de 10 pessoas, que se levantam diante de todos e depois, com toda a tranquilidade do mundo o orador diz: "E vocês vão para... o Reino Unido!". Ouvem-se palmas. Fica a sensação que o orador podia ter dito outro país qualquer... como por exemplo as ilhas Fifi ou o Polo Sul, mas não... "ah e tal, agora lembrei-me e vocês vão para o Reino Unido".

Depois do choque inicial, levantam-se mais de uma dezena ansiosos, conscientes de que nos próximos segundos iriam ficar a saber o seu destino. E os medos eram muitos... Badajoz, Angola, Vigo, etc. Num suspense enorme, o orador diz: "E vocês vão para... a China!". Gritos.

Foi assim durante muito tempo... As pessoas eram sorteadas para países desenvolvidos, sub-desenvolvidos, exóticos, quentes, frios, longe, perto... enfim! Traduzindo, foram pessoas para todos os países da Europa, Marrocos, Tunísia, Argélia, Argentina, Chile, México, Cuba e ainda, com algum destaque:
  • 2 pessoas para o Dubai (Emirados Árabes Unidos), incluído o meu companheiro de quarto, que teve um verdadeiro choque;
  • 1 rapariga para Tóquio, que vai ver nascer o sol antes de todos nós;
  • 2 raparigas para a Austrália (que inveja);
  • alguns para Moçambique!
  • 35 pessoas para a China, uma das quais uma colega minha que ficou em choque, ao saber que vai sozinha para Changchun, uma cidade no norte;
  • 1 rapaz para a Coreia do Sul;
Falta apenas falar num país. O país que me saiu na rifa. Depois de chamarem pelo meu nome, projectaram estabandeira na tela. Nem ouvi mais nada!

Sem comentários: