02 julho 2009

CNE Jamor

A melhor prova de escalada desportiva de dificuldade realizada em Portugal teve lugar aqui em Lisboa, na fantástica parede do Jamor.


Estavam lá todos os escaladores mais fortes e como já não treinava e quase não escalava há mais de 2 meses, as minhas expectativas estavam muito baixinhas! Já no isolamento, olhei à minha volta e facilmente encontrei uma dúzia de escaladores que escalava mais do que eu em rocha!

Estava ali para competir e restava-me não fazer má figura na eliminatória, pois apenas 8 passavam à final.


A verdade é que passei em 6º lugar para final o que foi uma enorme surpresa para mim. Rapidamente caí na realidade e fiquei com medo de não arrancar do chão na via mais dura da final! Mas a verdade é que até nem me portei mal e cheguei bem alto... tão alto que apenas uma pessoa passou daquele sítio. O que desempatou os restantes 6 atletas foi o facto de 2 terem agarrado uma presa (2º lugar), 1 ter tocado nela (4º lugar) e os outros 3 terem tentado chegar lá (5º lugar), grupo esse onde eu me incluía. O outro caiu mais abaixo, por lhe ter escorregado um pé.

Video da Eliminatória (sou o #19):


Video da Final (sou o #19):


O meu resultado extremamente positivo deveu-se a dois factores importantes:
  1. a minha experiência em relação aos atletas mais novos e mais fortes do que eu. Eles trocavam-se todos. A prova disso é que o atleta que ganhou tem 38 anos! Parabéns FCS.
  2. as vias favoreciam ligeiramente as pessoas mais altas. Daí o Mário ter conseguido um merecidíssimo 2º lugar com grande estilo. Parabéns!
De destacar ainda a prestação das camadas mais jovens e das atletas femininas que deram espectáculo! Vejam mais vídeos aqui.

Sem comentários: