11 janeiro 2008

GeoScheduler

Quantas vezes necessitamos de fazer algo quando chegarmos a casa ou ao trabalho ou a outro local qualquer? À nossa boa maneira, agendamos essa tarefa para uma hora em que julgamos chegar ao local. Mas esta solução, para além de falível, é muito limitada.

A ideia é simples: agendar tarefas para quando chegarmos a um determinada local, usando um telemóvel com sitema de localização geográfica (futuro GPhone).

Lembretes como "não te esqueças de trazer o meu CD quando fores a casa" ou "quando chegares telefona a dizer que está tudo bem" são alguns exemplos banais. O potencial aumenta com produtos que precisamos da próxima vez que formos ao supermercado ou amigos que podemos visitar quando formos a uma cidade. Claro que também se pode combinar estes alertas com a dimensão temporal, criando lembretes tão complicados como "não estacionar à porta de casa às 3ªf pois é dia de limpeza da rua". Mais exemplos:
  • Se chegar antes das x horas a casa, fazer y;
  • Se estiver longe (função tempo/distância) da escola do filho à hora de ir busca-lo.
Funcionalidades como locais predefinidos (marcados quando passarmos no local ou através de uma morada), regras complexas de ajuste de lembretes geograficos/temporais e opções de snooze diversificadas ajudariam a adaptar o sistema às necessidades específicas de cada um.

Estou sem ideias para regras / casos de utilização desta ideia, mas tem um potencial tão grande que não preciso de pensar mais para "vender" a ideia, certo?

Sem comentários: