22 novembro 2008

Canyoning - Rio Fafião

Mais um.


Excelente forma de "fechar a época", com um canyoning no Gerês. Ao contrário do canyoning da semana passada, este impressionou-me pela positiva. Vai mesmo directamente para o top das minhas preferências!


Fui com o João Graça, que está determinado em criar uma secção de canyoning no meu clube, e com o Devesas, caloiro dos canyonings mas determinado em altos voos!


O rio começa logo a matar, com grandes passagens subterrâneas que nos colocaram um sorriso de orelha a orelha na cara. Apesar de estarmos já no final de Novembro, a temperatura da água era aceitável (desde que não se tirassem as luvas) e o sol satisfazia-nos sempre que saiamos destas fantásticas grutas naturais.

Nenhuma das várias descidas em rapel que fizemos era uma cascata "normal". Era sempre um buraco, por vezes apertado, pelo qual passávamos, sem saber muito bem onde nos estávamos a meter...


Este era incrivelmente apertado e eu tive a sorte de ser o primeiro a "meter-me na toca do lobo", a explorar este caminho por onde teríamos de passar.


E não podia estar mais contente! O João tinha uma máquina digital à prova de água, portanto este foi um canyoning altamente documentado, com "fotos dignas de uma revista de canyoning", como disse o autor destas. Ora comprovem lá!


Fantástica paisagem e originais cascatas subterrâneas, água cristalina e muito saborosa. Excelente descida que ainda iria ter um momento alto... muito alto! O nosso caloiro estreou-se com um mega salto de muitos metros!

Informou-nos que ia saltar aquele que era o maior rapel do rio. Eu e o João descemos com a cordinha e, no final, puxamos a corda, ficando ele sozinho lá em cima. Este gesto despertou em todos nós a realidade que o nosso caloiro teria mesmo de saltar os cerca de 15 metros de desnível! E assim foi.


O ganda maluco saltou todo torto, mas com a devida coragem que coroou com a verdadeira raça do NME a nossa primeira actividade de canyoning.

Mais fotos aqui.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá! Será que tens as coordenadas e entrada e saída do Rio?

Nice aventura man!