16 novembro 2008

Jornadas Técnicas de Canyoning

Tive a honra de participar nas Jornadas Técnicas de Canyoning (link e link), com uma excelente organização da Associação Desnível, que me deixou muito impressionado, pela positiva.

O local para a realização destas jornadas, a DiverLanhoso, não podia ser mais apropriado. Tem uma localização quase perfeita, muito perto de vários canyonings do Gerês, com uma paisagem ao seu melhor nível, nesta altura do ano, fria.


Cheguei já tarde, na sexta-feira, vindo directamente de Lisboa, no meu carro, onde dei boleia a uma desconhecida. O carro deu-me alguma autonomia no fim-de-semana, primeiro porque o material de canyoning é tudo menos pouco/pequeno. Depois aproveitei para trazer mais tralhas para Lisboa.


Bom, voltando às jornadas, o programa era ter apresentações técnicas no Sábado de manhã e fazer uma sessão de trabalho da parte da tarde. No Domingo passávamos à prática.

Durante as apresentações apercebi-me que era dos menos experientes praticantes presentes, com menos formação e que praticava a modalidade com maior risco! Ganhei bastante sensibilidade para várias questões de segurança que envolvem esta modalidade, nomeadamente o cuidado a ter com as previsões meteorológicas e com os caudais dos rios, material a levar, etc... Enfim, balanço positivo!


De tarde, na sessão de trabalho tive o prazer de contribuir para o melhoramento das condições da prática desta modalidade que está a dar os primeiros passos no nosso país. Mais prazer ainda quando esse contributo foi para a segurança com que pode ser praticada, especialmente pelas empresas que vendem estas actividades aos menos experientes domingueiros.

À noite, a sessão de fotografias de várias expedições de canyoning por esse mundo fora deixou-me com muita água na boca e fez-me sentir pequenino, apesar da quantidade de canyonings que fiz nas últimas semanas!


O programa de Domingo incluía várias workshops, um simulacro e um canyoning no Gerês. Eu optei pela opção mais barata e radical: fazer canyoning no Gerês em Novembro, com o meu fato de 5/3 milímetros!

O rio escolhido foi o Saltadouro, que não correspondeu às minhas expectativas. Primeiro estava frio! Depois, além de estar frio, estava frio... Enfim, estava frio. Os desníveis e a paisagem ficou aquém de todos os canyonings que já fiz.

No entanto, aprendi bastante pois a actividade foi coordenada por monitores de canyoning que dão formação e, por acaso, até estava uma formanda em teste. Por isso consegui "apanhar" algumas técnicas que me faltaram há umas semanas atrás...


Fiquei também impressionado pelo equipamento que o grupo, de 12, levava. Imensas cordas, mochilas, fatos quentinhos com luvas e capuz, botas especiais de canyoning e apito! Sim, todos tinham apito, esse equipamento essencial da segurança e bastante barato. Eu era o único que não tinha. No final de cada rapel dizia sempre ao colega do lado "apita aí!". Bom, foi outro nível!

Sem comentários: