06 agosto 2009

Kayak no Rio Neiva

A Isabel organizou, a partir de Lisboa, uma fantástica descida do Rio Neiva, de kayak. Pelos vistos já o tinha feito à alguns anos com a família e quis repetir o percurso.

Rio Neiva

A princípio foi difícil arranjar interessados, mas já perto do dia da descida a Isabel fartou-se de telefonar à empresa onde alugou os kayaks a pedir mais e mais lugares, juntando no total umas 14 pessoas.

Os 10 marinheiros que iniciaram a descida

E em que consistia esta descida? Para mim era algo de totalmente novo. Em enormes kayaks de duas pessoas teríamos de transpor pequenas presas de água que abasteciam os muitos moinhos que aproveitavam a força do rio Neiva para moer o milho.

Fora dos kayaks, a transpor uma das primeiras presas

Ao início ainda pegamos nos kayaks à mao, para as transpor, mas assim que conseguimos passar por cima da primeira "levada", já não queriamos outra coisa e com alguns empurrões, transpusemos quase todas as levadas do rio.

Primeira levada que passamos sem sair do Kayak

Tiago, Marco e Helena a transpor mais uma levada

Passagem mais arriscada, que acabou com o "capotanço" do kayak

A meio paramos para um almoço volante. Primeiro comemos algumas sandes que trouxemos nos boiões, mas depois, com a chegada de mais 4 pessoas que se juntaram a nós para descer o rio, vieram também os "restos" (e não só) de um aniversário de uma prima da Isabel no dia anterior. Então foi encher a barriga de febras acabadas de grelhar, arroz, massa, sangria e melancia!

Mega almoçarada, a meio do percurso

Regressamos ao rio de barriga cheia, com o objectivo de descer mais algumas levadas... muitas levadas. Passamos a tarde a desce-las, umas melhor outras pior, mas sempre a todo o gás.

Sempre a acelerar, rio abaixo

O ritmo foi tão rápido que passadas poucas horas já estávamos no local combinado para o final. Paramos apenas para um lanche e seguimos viagem para tentarmos chegar mesmo até à foz!

Lanche numa pequena ponte que atravessava o rio

E assim foi, já no final de tarde, chegamos à última saida possível para os kayaks, antes da praia.


Foi uma aventura muito boa para passar em família! Rio muito divertido e bastante físico pois deixou toda a gente com uma enorme dor de braços no dia seguinte. Uma excelente forma de conviver em família nas sempre monótonas férias de verão!

2 comentários:

Isabel Marques disse...

Row row row your boat gently down the stream...
Merrily, merrily, merrily
Life is but a dream!!

Para o ano fazemos o Lima!

sasa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.