28 agosto 2009

Canyoning - Ribeira de Vessadas (Inferior)

Pela primeira vez participei na festa do aniversário do meu clube de escalada, o Núcleo de Montanha de Espinho.


A actividade da moda foi a mais dominadora deste encontro: o canyoning. Apesar de ter havido alguma escalada desportiva e de bloco no Domingo, grande parte dos associados dedicou o fim-de-semana ao canyoning.

Foto de grupo

O local escolhido diz tudo: Parque de Campismo do Merujal, bem no coração da Serra da Freita e a poucos minutos de carro de vários troços de canyoning.


Além da óptima localização, este parque tem ainda uma excelente posta aroquense, servida no jantar de comemoração do aniversário! Grande festa, seguida por um jogo que pôs toda a gente a "itibitar" até às tantas da manhã!

Mas passemos à reportagem dos canyonings. Primeiro a Ribeira de Vessadas (Inferior), primeiro canyoning para muitos dos presentes, incluindo a Isabel que, mesmo não sendo associada, também participou.

Isabel, em grande estilo, na sua introdução à modalidade


Muito calor e alguma água

A Isabel proporcionou ainda um dos momentos mais comentados da noite: os saltos para a água. Desenganem-se aqueles que pensem que ela é uma maluca das alturas, uma destemida dos saltos ou uma pessoa decidida na altura de saltar. É exactamente o oposto!

Demorou cerca de 10 minutos para fazer este salto (boa técnica)


Cerca de 40 minutos para saltar este... (10cm mais alto)

Mas saltou-os! A todos! Mesmo tendo a alternativa de "ir à volta". Mais para o final até repetiu várias vezes um salto à saída de um tobogã (talvez o mais alto do dia) mas que estava camuflado pelo "escorrega" inicial...

A já experiente Isabel a dominar as técnicas do rappel

No dia seguinte, parte do grupo (os mais fanáticos) seguiram para o Rio Teixeira, um clássico. Tenho-o descido uma vez por ano, desde que comecei a praticar canyoning, o que é uma excelente média. Este é provavelmente o canyoning mais interessante do país para iniciação!

A cascata mais fotogénica do rio

É também engraçado sentir a evolução de ano para ano. Principalmente no final do rio, onde existe a possibilidade de realizar saltos progressivamente mais altos! Com vista às minhas férias em Maiorca, decidi treinar os saltos, chegando a amandar-me várias vezes praí dos 7 metros... Nada mau para quem há um ano, no mesmo local, sentia um frio no estômago ao saltar dos 5 metros! Para o ano tenho "o famoso salto" de 20 metros, no mesmo local. Um dia...

Café local que serve excelentes sandes de presunto (era a fominha)

Sem comentários: