21 fevereiro 2010

Kiva: empréstimos que mudam uma vida

Eu suporto o Kiva.org. (Não sabem o que é o Kiva? Vejam este vídeo)

A minha página de empréstimos

Mas hoje iniciou-se uma discussão interessante no Grupo de Portugal: os juros que as MFIs recebem por empréstimo são elevados. Serão os juros um "mal necessário" ou será que as MFIs parceiras do Kiva.org estão a ganhar dinheiro às minhas custas? As opiniões mais sensatas apontam todas, felizmente, para a primeira opção - é um mal necessário, por várias razões:
  • enfrentar os custos para a sustentabilidade das MFIs (link)
  • juros elevados mas inferiores à média na região (link)
  • os juros são um custo que os verdadeiros empreendedores têm de pagar para demover os que se quiserem aproveitar do dinheiro "barato";
Aceito e até concordo com todas estas razões mas, infelizmente, nem todas as MFIs no Kiva.org as seguem! E eu vivia na ilusão de que as MFI do Kiva.org era organizações sem fins lucrativos. Mas ao olhar melhor para as páginas das MFIs, fico com algumas dúvidas:

Sumário dos juros da LAPO

Por exemplo, na página da LAPO vemos que praticam juros de 57%, quando a média na região é de 41% (link). Depois vemos que a LAPO faz 8% de lucro com a sua actividade de MFI, quando a média de lucro na região é de apenas 4% e, mais importante que isso, no Kiva.org a margem de lucro é praticamente 0%, tal e qual eu desejava!

Por isso passarei a ter critérios para os meus futuros empréstimos, além a empatia com as pessoas e o tipo de negócio empreendedor em que querem apostar:
  • juros inferiores à média da região (obrigatoriamente);
  • lucros baixos, abaixo da média ou mesmo nulos (MFIs sem fins lucrativos);
Dentro destes critérios encontrei já bastantes MFIs no kiva.org: a GHAPE, a SEM, a CRAN (apesar dos 44% de juros), a BPW ou até a K-MET com juros 1/3 abaixo dos praticados pelas MFIs da região.

Utilizadores do kiva.org, o que acham destes critérios? Fazem sentido?

EDIT: criei um ranking de todas as MFIs. Sigam o link kiva.org partner ranking.

4 comentários:

ana disse...

não tinha reparado que as mfis locais cobravam juros, e alguns altos... :|

vou ter mais atenção a isso quando emprestar - os teus critérios parecem-me válidos e razoáveis.

Unknown disse...

Desconhecia até ler a mensagem.

A cobrança de juros é saudável e educativa.

Agora a diferença que se verifica e a taxa de lucro não está de acordo com a finalidade do projecto.

O exemplo que apresentas é bem elucidativo.

Parabéns pelo blog e pelas fotos.

Miguel disse...

Olá.
Eu empresto dinheiro no Kiva e vi este a ligação para o teu blogue na página da equipa «Portugal»., e como não percebo muito daquilo vim comentar aqui. Se quiseres meter este minha resposta lá está à vontade!

Sobre os juros acho que quem acha que não se cobravam é porque é bastante ingénuo (e sinceramente acho que não percebem nada de finanças, o que não é nenhum crime obviamente). O sistema de micro-crédito não é um sistema de caridadezinha, é um sistema que pretende dar às pessoas com menos posses acesso a sistemas de crédito que de outra maneira não teriam acesso (precisamente por terem menos posses e por isso não terem meios de cobrir o capital que lhes foi emprestado em caso de incumprimento). E para os field partners continuarem a funcionar precisam de dinheiro e o pior que lhes podia acontecer era dependerem financeiramente de donativos esporádicos.
E o lucro por si só não é um coisa má, pode ser se houver alguém a aproveitar-se disso (por exemplo alguém num field partner a enriquecer indevidamente, existe sempre esse risco - tal como existe o risco de a pessoa a quem emprestaste ser um vigarista e fugir com os teus 25$ -, mas se tiveres o dinheiro num banco em Portugal também tens esse risco - basta ver o caso BPN), mas se o lucro for usado para expandir as suas operações e permitir o empréstimo de dinheiro a mais gente pode ser mau para quem tem que pagar mais pelo dinheiro emprestado, mas pode ser benéfico para a comunidade no geral.

Sobre os juros serem altos ou não isso já é outra questão, mas muitos dos comentários que se lêem por aí são de pessoas que estão muito «mal habituadas» ao juros baixíssimos que as sociedades com um sistema capitalista completamente desenvolvido (EUA, «toda» a União Europeia, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão - são tão poucos que é possível identificá-los a todos) apresentam.
Simplesmente não são realidades comparáveis.
Ainda nos anos 80\início dos 90 eram absolutamente normais taxas nos empréstimos à habitação em Portugal terem taxas de juros a 20 ou 30% (e o dinheiro depositado no banco rendia outro tanto, agora se render 2 ou 3% já é um juro altíssimo). Lembro-me de os meus pais terem conseguido negociar um empréstimo a 17% a meio da década de 80 (que durou pra aí até 98) e toda a minha família ter ficado impressionada (e invejosa) da taxa de juro que eles conseguiram.

Daniela disse...

Ola boa tarde,
antes de mais, peço desculpa a intomissao no teu blog... na verdade sem querer fui ter ao outro blog "Californing" E posteriormente a este...
bem, fui ter ao outro blog pois procurava sites que falassem da los angeles. pelo q li, tb tiveste lá certo?
será q me podes dar uma informação? qual a melhor zona para ficar lá hospedada? vou passar férias e ja me disseram q ha zonas q n aconselham a ficar lá... ma depois pelo q vejo na net, n é bem assim... como ja tiveste lá, és capaz de ter uma opiniao mais experiente...

obrigada e dsculpa o transtorno :)

deixo o meu mail: danisilvaa@msn.com