18 abril 2010

Piquenique da Senhora da Saúde

Desde há muitos, muitos anos, que a minha família se reúne na segunda feira depois da Páscoa para um grande piquenique no meio do monte.

Sra. da Saúde, há cerca de 35 anos

Esta sempre foi a reunião familiar mais esperada do ano por todas as crianças da família, pois Senhora da Saúde era sinónimo de um dia muito bem passado no meio do monte, à solta, com muitas brincadeiras e aventuras vividas em grupo, longe da vista dos pais, com liberdade total! Tinha de fazer alguma coisa para não deixar esta tradição morrer.

Piquenique "improvisado"

Então, a muito custo e com uma importantíssima ajuda do bom tempo, no dia de Páscoa ao fim da tarde lá consegui convencer o meu Pai e a família mais próxima de que este dia seria possível. Todos os outros vieram facilmente por arrasto! Mobilizei a minha irmã, o namorado e a Daniela para fazer uma mega caça ao tesouro para as crianças mais pequenas, que poderia vir a ser repetida pelos adultos.

Cristiana a ler as instruções para a próxima pista

O local tinha várias árvores geometricamente alinhadas, pelo que fazer um jogo de caça ao tesouro não foi difícil!

João a correr mais que as primas Catarina e Cristiana

Foi só vê-los a correr, super empenhados em descobrir pista após pista, até chegarem ao prémio final! Alguns ovos de chocolate improvisadamente embrulhados em papel de alumínio, fazendo um perfeito "tesouro de prata".

Encontraram o tesouro! Todos ganham, ninguém perde.

Os adultos não mostraram qualquer interesse em fazer este percurso, mas a Filó com o seu espírito mais aberto, decidiu fazer a caça sozinha, mesmo sabendo que já não restava nenhum "tesouro" no final!

Filó a decifrar os enígmas

E a seguir as setas

Além da caça ao tesouro houve a habitual sueca, jogo da malha, jogo do disco e muita, muita conversa para pôr em dia entre todas as tias e primas da família!

A jogar à malha com o meu Pai

As tias a apanhar banhos de Sol!

Sentimento de missão cumprida no final. Fiquei contente por conseguir mobilizar novamente a família (cerca de 40 pessoas) e quem sabe reavivar esta fantástica tradição! Para o ano, se tudo correr bem, já vai ser mais fácil repetir a piquenique, pois este foi um sucesso. Haja Sol!

Sra da Saúde é fixe!

1 comentário:

Filomena Maria disse...

Que Vergonha!!!!!!Já não actualizas esta cena há mais de dois meses!!!