09 agosto 2008

Vila Nova de Cerveira

De férias em Vila Praia de Âncora, não podia deixar de visitar as belas vilas e cidades do litoral do Alto Minho, com passeios à noite por Caminha e Viana do Castelo e 2 visitas e meia a Vila Nova de Cerveira.


Primeiro fui com a minha irmã (a única que me acompanhou, mesmo duvidando na hora da partida) para me encontrar com amigos do NEMA-UM que estavam a escalar depois duma actividade organizada para crianças desfavorecidas. Descobrimos então o
fabuloso espaço de recreio que Vila Nova de Cerveira tem para oferecer no verão, não usufruindo nem de metade das actividades, mesmo tendo ido lá 2 dias.


Visitamos o museu da água, com representação de todas as espécies que habitam o rio local, bem como uma exposição sobre as técnicas de pesca praticadas na região. Depois de escalar um pouco na parede artificial deste espaço recreativo no centro da vila, dirigimo-nos para o miradouro do Cervo onde existem vias de escalada em rocha natural.


Foi aqui que estreei a minha irmã nas lides da escalada "a sério". Já sem tempo para mais descobertas, regressamos a casa com a promessa de voltar no dia seguinte e trazer a família toda para conhecer esta fabulosa descoberta.


Levei-os todos para a parede de escalada artificial onde ninguém deixou de experimentar a actividade desportiva que mais me motiva e me mantém afastado deles, aos fins-de-semana. A minha irmã e o meu primo Tiago estavam autónomos a controlar toda a segurança.

A minha irmã a explicar os procedimentos ao meu pai :)

A minha irmã deu segurança ao meu pai que, para meu espanto (ou não), subiu em grande estilo e com muito jeitinho uma das faces do monólito.

Adivinhem lá de onde vem o meu jeitinho para o desporto!

Depois de tanto exercício, nada como usufruir dos jogos de água instalados num dos extremos do parque.


Jogos interessantes, especialmente vocacionados para crianças, simbolizam todas as localidades por onde passa o Rio Minho, bem como a representação do seu percurso desde a nascente, passagem pelas barragens e chegada ao mar.

Tantas actividades não deixaram tempo para jogar mini-golfe nem para visitar o centro histórico da vila. Fiquei sem dúvida impressionado com o parque recreativo e com o dinamismo desta vila. Se passarem por perto não deixem de visitar!

Nota: todas estas actividades foram inteiramente grátis, excepto o Aquamuseu (€1,5) e o mini-golfe (€1).

Sem comentários: