09 maio 2009

Dádiva de aferese

Da última vez que fui dar sangue ao IPO de Lisboa, 'cravaram-me' para doar plaquetas pois "tinha boas veias". Apesar de ser parecida com uma dádiva de sangue normal, esta dádiva é bastante diferente. Consiste em estar ligado a uma máquina que separa os vários componentes do sangue, extraindo-os e devolvendo de seguida o sangue ao meu corpo.


A previsão para a minha colheita era de 70 minutos para recolher plasma, plaquetas e glóbulos vermelhos. Depois de já estar ligado à máquina com uma agulha bastante grande, explicaram-me o que tinha de fazer para 'ajudar' a máquina na recolha e retorno do meu sangue, bem como de alguns efeitos secundários. Relaxadamente a ver podcasts, não estava muito atento à máquina e ela chateou-se. "Pressão baixa", queixava-se em espanhol. Uma enfermeira antipática a querer ser simpática diz-me para ajudar a máquina... "senão não valia a pena cá vir". Eu lá desliguei o iPod e fiquei a olhar para o indicador de pressão arterial da máquina, esforçando-me por mantê-lo a níveis óptimos.

Quando chega a enfermeira simpática, pergunta-me se está tudo bem, ao que respondo com um desconfiado e conformado "sim...". Ela percebe logo que algo não está bem:
- O que se passa?
- Estou um bocadinho enjoado e sinto o corpo ligeiramente dormente... mas estou bem!
-
Enjoos não são normais, vou chamar a médica.
- Mas... mas... quando dou sangue estou ainda mais enjoado! É normal.
-
Na dádiva de sangue é normal, aqui não.

Chegada a médica dá ordem para desligar a máquina (aos 40min de dádiva) e para me trazerem um café. Sobe-me as pernas e baixa-me a cabeça, pedindo-me para tossir, enquanto faziam leituras consecutivas de pressão arterial na minha perna.

Depois de me retirarem a agulha, passam a ler a pressão arterial directamente no braço (medições mais precisas) e vão-me buscar o 2º café.
- Estou com a tensão baixa? - deduzo eu de uma forma muito perspicaz!
- A máquina diz que estás morto.
- Oh, está avariada...
- Está, está... bebe lá o café todo até ao fim!

Algum tempo depois sobem-me ligeiramente a cabeça (estava quase de pernas para o ar) e consigo ver a leitura da pressão arterial: 5,5 - 11,0.
- 5.5? É um bocadinho baixo, não é?
- Já esteve a 4.
- Hum... medido na perna ou no braço?
- Nos dois...

Eu sentia-me bem. Mal desligaram a máquina fiquei completamente normal e bem disposto. Mas se a máquina não estava avariada, com aquela pressão arterial desmaiaria ao levantar-me da maca.

Já agora, Sra. enfermeira antipática: se a máquina disse "pressão baixa" era porque ela estava baixa. Ok?

1 comentário:

Unknown disse...

Caro Pedro, a pressão baixa a que a máquina se refere não é a pressão arterial, portanto não mandes postas de pescada contra a enfermeira, ok!? Depois o ipo tem lá uns formulários com sugestões... Alguma vez o preencheste a dar conta da tua insatisfação!? E ninguém crava nada, convidam-te a ser dador por aférese que é ligeiramente diferente...