22 abril 2009

CNU Escalada - Porto

Fui, pela primeira vez, o equipador de uma prova de escalada, o Campeonato Nacional Universitário. Era o responsável pela criação das vias de escalada para as eliminatórias e finais, masculinas e femininas.

Eu a trabalhar no Sábado

Trabalhei imenso na véspera (com a ajuda do Marco e do Tiago)! Mal dormi e mal estive com a família nesta visita ao Norte. A responsabilidade era muita, a experiência pouca e as coisas não estavam a correr nada bem durante as eliminatórias, com tempos de espera para os atletas muito longos e com muitas pessoas a encadear sem dificuldade as vias que eu fiz. Se às 16h me pudesse tele-transportar para longe dali, faria-o sem grandes hesitações.

No entanto, nas 3h seguintes apenas tive um grande mas compensador stress. Quatro atletas estavam quase empatados na final masculina. Era necessário inventar uma nova via para encontrar o vencedor.

Numa emocionante super-final, Manuel Filipe Carvalho quase que encadeia a via, não deixando dúvidas sobre quem era o mais forte!

Eu com o vencedor: o meu primo Filipe!

Após tanto stress e alguma reflexão, tenho de fazer um balanço extremamente positivo:
  • a qualidade das vias das finais era boa;
  • com vias tão fáceis nas eliminatórias, toda a gente ficou com vontade de competir mais e até participar nas provas federadas nacionais;
  • consegui reagir muito bem à responsabilidade que me era atribuída, quer como júri na hora da decisão, quer como escalador mais experiente nos momentos mais críticos.
Foi deveras surpreendente assumir um papel tão idolatrado por mim há bem poucos anos. O estereótipo do escalador. A referência para muitos daqueles iniciantes da modalidade. Fiz tudo para passar uma boa imagem, para os motivar e para dar um bom exemplo, quer de segurança, quer do prazer que esta modalidade nos pode dar. Espero ter conseguido!

Sem comentários: