20 setembro 2008

Canyoning - Rio Teixeira

Com o objectivo de construir um grupo fixo para praticar canyoning regularmente, voltei ao Rio Teixeira, 2 anos depois, para o descer com os meus 2 primos, Marco e Tiago.


À esquerda o Marco, companheiro de aventuras nos primeiros rios que desci, há 2 anos. Não tem nenhuma formação de escalada/movimentos de corda. Ao centro o Tiago, menor de idade, com muita disposição para desportos radicais e bastante facilidade em aprender.


Este é um rio muito simples e muito lúdico, um dos mais frequentados por empresas de desporto aventura. O objectivo era continuar a formação e treino de canyoning, especialmente do Marco, pois o Tiago apenas precisava de consolidação. Eu já não tinha muito mais a ensinar, dado que a minha formação é essencialmente de escalada. Restava-nos praticar.


O rio Teixeira já foi um dos rios mais limpos da Europa, como se pode ver pela imagem. Tem basicamente 2 rapeis grandes em zona de blocos, bastante escorregadios.

Depois, já no final, numa zona mais encaixada, tem um rappel de 20 metros, que pode ser transposto com um salto, para os mais corajosos.


No final deste canyoning ainda tive uma grande aventura para chegar às Feiras Novas (Ponte de Lima), que daria para outro post! Um dia conto-vos...

Mais fotos aqui.

Sem comentários: