02 abril 2011

Bicicleta da Trafaria a Setúbal (take 1)

Idêntico ao impulso de ir a Sagres de bicicleta, decidi fazer a "pequena" etapa que me faltava para unir Lisboa ao Algarve de bicicleta: atravessar de barco para a Trafaria e seguir pela Costa da Caparica, Fonte da Telha, Lagoa da Albufeira, Meco, Espichel, Sesimbra, Portinho da Arrábida e finalmente Setúbal. Enganei convenci a Isabel a juntar-se a mim nesta "fácil" etapa.

Paredão da Costa da Caparica, bem cedo pela manhã
Saímos bem cedo de casa para apanhar o barco em Belém e seguimos pelo paredão da Costa da Caparica. Depois de uns Km em estrada, viramos à direita e fizemos um belíssimo estradão até à Fonte da Telha.


Estradão da Costa da Caparica para a Fonte da Telha








Até aqui o percurso estava a surpreender-nos imenso e todos entusiasmados continuamos a "arriscar" junto ao mar.

A areia a tomar conta do nosso caminho

Em pouco tempo ficamos "apeados". Tivemos de empurrar as bicicletas pela areia até à Lagoa da Albufeira e desenganem-se porque não é brincadeira para menos de 2h...

 Empurrando bicicletas pela areia

Pelo menos a paisagem era fantástica! Só foi pena não estar calor para ir dar um mergulho... ou talvez não. Se já assim custou imenso atravessar o areal, o que seria com calor!

A verdade é que este pequeno troço nos deixou estafados e pedalamos para Espichel por estrada, evitando mais aventuras. Esperavam-nos umas "lamejinhas" na tasca do Sr. Fortunato que nos revigoraram o estômago, mas também a alma... mas não por muito tempo.

Passagem fugaz pelo Cabo Espichel

Depois de uma ida "inútil" ao farol do Cabo Espichel, rumamos a Setúbal naquilo que seria uma longa tarde. A Isabel começou a sentir o cansaço e depois de uma atribulada descida até Sesimbra, descobrimos que teríamos de voltar a subir monte acima se quiséssemos sair dali. Dado o avançar da hora e os 35Km que ainda nos separavam de Setúbal, decidimos abortar a viagem e regressar de autocarro "urbano" para Lisboa.

Desta vez as bicicletas couberam na mala!

Chegados a Lisboa ainda arranjei forças para um "passeio" de duas horas por Monsanto, mas o desejo de voltar a tentar ligar Lisboa a Setúbal ficou bem marcado... tão marcado que logo no fim-de-semana seguinte voltaria a tentar!

1 comentário:

Escritos disse...

Belas fotos e boa narrativa. Me senti acompanhando a aventura.