06 abril 2009

Canyoning - Barranco Gorgonchón

Este foi o percurso mais intenso que já fiz. Tem apenas 100 metros de distância, chega-se lá em menos de 15min e o regresso são 30. Menos de 2h de actividade.

Em baixo à direita, a fenda (de 20m de altura) do Gorgonchón

O croqui não era nada meigo quanto ao perigos deste rio: muito estreito e sombrio, frio e perigoso com muito caudal e, muita atenção, uma gruta oculta que já tirou a vida a 4 pessoas que inadvertidamente para ela desceram.


Para evitar a gruta teríamos de "unir" aqueles 5 pontinhos que vêm em cima, escalando pelas paredes do rio a 5 metros de altura deste, para depois descer em rappel já mais à frente da gruta oculta e mortífera!


Foi uma tarefa um pouco complicada (e apertada para mim) pois o rio era mais estreito que o meu femur!

Depois deste passo de circo, descemos para a parte mais encaixada e escura do rio, onde tive de me arrastar pela apertada fenda escavada pelo rio (apenas 40cm de largura).

Eu, depois de passar na secção mais estreitas do Gorgonchón

Este não era um rio normal. Era espeleologia de ar livre, com água! Se não acreditam vejam as formações rochosas que se podiam encontrar pelo curto percurso:


Sem dúvida o rio mais interessante que descemos em Guara! Aquele que nos servirá sempre de referência futura quanto à largura de um canyon. Provavelmente nunca iremos estar tão apertados como estivemos aqui.


Sem comentários: