28 março 2010

Sanatório, Belmonte e Castelo Novo

Depois de duas noites na neve, fomos conhecer outros locais na Serra da Estrela, a começar pelo antigo Sanatório Sousa Martins.


É um edifício enorme, em ruínas, mas de uma beleza extrema! Uma vista fantástica, algo que realmente valerá a pena recuperar para um Hotel de luxo ou uma Pousada de Portugal.


Depois de muitas fotografias fantásticas naquele ambiente abandonado e depois de tentar sem sucesso chegar aos pisos superiores do sanatório, seguimos para o Vale Glaciar de Manteigas que foi proposto como umas das 7 maravilhas naturais de Portugal.

Vale Glaciar de Manteigas

Almoçamos no Poço do Inferno e fomos descobrir Belmonte (link), a pedido da Isabel. Encontramos uma cidade (vila?) muito bem arranjada e muito soalheira! Enquanto os meus companheiros de viagem foram visitar o castelo, eu fiquei a "visitar" a relva do castelo, pois durante a viagem fui o único que não pôde dormir...


Acordei, visitei o castelo (a correr) e juntei-me ao grupo para visitar o Museu Judaico. Fraquinho! Entramos a saber pouco sobre a importante história do judaísmo em Belmonte e a sua importância no panorama nacional... e saímos a saber o mesmo!


Depois seguimos para Castelo Novo (link). Segundo o nosso Rough Guide of Portugal, haveria um local em Castelo Novo de onde brotava água com características curandeiras! Não poderíamos deixar a Beira Baixa sem nos refrescarmos em tais águas! Depois de muito procurar, a única coisa que encontramos foi o Miradouro Virtual. E perguntam vocês: "O que é o miradouro virtual?". Pois bem, é uma máquina gigantesca colocada no topo da torre em ruínas do "Castelo Novo", com uma câmara que mostra exactamente aquilo que podes ver com os teus próprios olhos, mas para a qual tens de pagar 1 euro.

Miradouro Virtual de Castelo Novo

Aquilo não passa de uma inútil aplicação de realidade aumentada que pouca ou nenhuma informação adicional traz aos que se pode ver com os próprios olhos...

Eu, em "realidade aumentada"

Foi uma forma animada de terminar o fim-de-semana antes da longa viagem para Lisboa. Parece que não mas a Serra da Estrela fica tão longe de Lisboa como, por exemplo, o Porto!

1 comentário:

Isabel Marques disse...

foi nesta bugiganga que a malta do onion news network se inspirou para fazer o sketch sobre o "stupid piece of shit"!!
This is truely a stupid piece of shit!!